Quem Somos

 

Início das Atividades: 1974 à 1980 – trabalho voluntário Fundação: 26 Outubro 1980; A AÇÃO SOCIAL SÃO MATEUS iniciou seus trabalhos por volta de 1974, quando pessoas da Comunidade São Mateus Apóstolo, perceberam a necessidade que as mães tinham de trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos, elas começaram, a atender e cuidar dessas crianças no salão cedido pela Igreja, mesmo sem serem remuneradas financeiramente, pois faziam trabalho voluntariamente contando apenas com doações que elas mesmas arrecadavam através da comunidade e do comercio local. No ano de 1979, viram a necessidade de uma parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, e iniciaram a tramitação junto a Secretaria. A procura pelo atendimento foi aumentando a cada dia e em 1980 a Comunidade se reuniu e firmou o primeiro convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo, sendo fundada assim a Creche Paróquia São Mateus Apóstolo, com 90 atendidos, na faixa etária de três a sete anos de idade, mantendo sempre um trabalho de cunho ao cuidado com as crianças e famílias das mesmas. Em julho de 1999, a Creche da Paróquia São Mateus Apostolo (Mantenedora atual), assumiu também a Creche Vila Flávia com convênio para 150 crianças. Em fevereiro de 2001, em Assembléia Geral a entidade mudou seu Estatuto e o nome da Entidade, deixando de ser Creche da Paroquia de São Mateus Apóstolo, passando a ser a Mantenedora com nome de Ação Social São Mateus, onde seu objetivo era assumir outros convênios entre as Secretarias e garantir atendimento a outras faixas etárias e desenvolver outros projetos na área da infância, juventude, adultos e adequando-se a legislação em vigência. Em dezembro de 2002 assumiu um novo núcleo de atendimento, sendo mais uma creche, no Jardim da Conquista. Com o nome de CEI Jardim da Conquista, o, núcleo atende 158 crianças. Em julho de 2003 assume mais uma creche, com convênio para 60 crianças, com o nome de CEI Espaço Criança, sendo este equipamento uma das conquistas do Orçamento Participativo 2001. Em 2004, a Entidade assume outro convênio com a Prefeitura e implanta o serviço, sendo, o “Projeto da Rua pra Vida Cidadã”, com aprovação do serviço em parceria com o CMDCA/SP – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com recursos do Fundo Municipal da Criança. Término do convênio em Agosto/2007. Em 2005 – a Entidade assume o Centro de Referencia de Itaquera – com atendimento a 25 crianças em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de zero a 15 anos, encerrando no ano de 2010. Em 2006 – a Entidade assume o Centro de Referencia Santa Luzia – com atendimento a 25 crianças em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de zero a 15 anos, encerrando no ano de 2007. Em 2005 – a Entidade assumiu PPCAAM, (Programa de Proteção a Criança e adolescente ameaçado de morte) com 40 atendimentos – encerrando seu atendimento no ano 2012. Em janeiro de 2006 a entidade assume o 1.º Albergue de São Mateus através de um convênio realizado com a Prefeitura do Município de São Paulo, e que atende cerca de 150 pessoas adultas (homens e mulheres) em situação de rua, encerrando seu convenio no ano de 2010. Em 2011 – Implantações do “CCA” - Centro para Criança e Adolescente Parque das Flores, com 120 crianças e adolescente em situação de risco e de altíssima vulnerabilidade. Em 2011 – Implantação do CEI Jardim Ângela, para 158 crianças na faixa etária de zero a 03 anos, com atendimento de 2ª feira a 6ª feira no período das 07; 00 as 17; 00hs. Em 2013 – Implantação do CEI Monteiro Lobato, para 152 crianças na faixa etária de zero a 03 anos, com atendimento de 2ª feira a 6ª feira no período das 07; 00 as 17; 00hs. Atualmente a Organização atende cerca de 1.143 crianças e adolescentes diariamente, em situação de risco social da região de São Mateus, Conquista, Jardim Santo André e Jardim Ângela (Sapopemba). Todo atendimento e administração dos núcleos são desenvolvidos por 182 funcionários. A Diretória Executiva é composta por 6 (seis) pessoas sendo; Presidente, Vice Presidente, Tesoureiro(a), Vice Tesoureiro(a) e Secretario(a) e Vice Secretario(a). O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes. A Organização é sem fins lucrativos e tem como objetivo fornecer atendimento gratuito a crianças, adolescentes e adultos, conforme se verifica do artigo 1.º e 2.º do Estatuto Social. A Organização não dispõe de qualquer bem imóvel, pois, os espaços para desenvolvimento dos trabalhos são cedidos em Comodato, Prédio Público ou alugados com recursos do próprio convênio. A Sede da Organização é cedida em Contrato de Comodato pela Mitra Arquidiocesana de São Paulo e todos os equipamentos estão localizados na Zona Leste de São Paulo.

 

Como Atuamos e onde atuamos

Serviços de atendimentos:

• Educação Infantil;
• Centro Para Criança e adolescente – CCA;
• Educação Socioeducativa com as famílias e comunidade.
• Subprefeitura de São Mateus: distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi.
• Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba: distritos Sapopemba e São Lucas.

Hoje realizamos atendimento em (06) CEI’s – Centro de Educação Infantil e (01) CCA – Centro para Criança e Adolescente;

Missão

“Proporcionar a população atendida, oportunidade de desenvolver sua potencialidade, através da construção do conhecimento, visando a transformação da sociedade”.

Visão

“Ser reconhecida pelos parceiros, sujeitos de ação, equipe e colaboradores, como uma referência para as Organizações Sociais de Base Comunitária pelos trabalhos desenvolvidos”.

Valores

Atua na Defesa e Promoção da Vida Humana.

Acredita na construção de um mundo mais Justo, Fraterno e Igualitário.

Incentiva a Cultura da Paz.